Web

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ovo de Colombo no 1º de Dezembro

Ontem nas minha trocas de e-mails questionei informalmente alguns amigos sobre a ponte que o feriado de hoje proporcionou e todas as respostas tiveram dois tipos de observações.
A observação de satisfação provocada por mais uma ponte e um fim-de-semana prolongado e a observação de inveja por aqueles que tiveram a sorte de não ter que trabalhar.

Curiosamente, e porque subtilmente os questionei sobre o que se "relembra" neste feriado, das quatro respostas que obtive três foram de conteúdo religioso e a outra associou o 1º de Dezembro à Implantação da República.

Fiquei confuso, surpreendido e algo desiludido por ter abordado quatro filhos de Abril, com idades superiores a 30 anos, e nenhum deles saber ao certo porque razão o governo nos dá este feriado.

Praça dos Restauradores - Porque será que tem este nome? Que raio de monumento é este?

Por instinto pensei em pegar neste tema e escrever um texto sobre portugueses que foram baptizados porque não tinham idade para o recusar, mas que quando no meio de uma semana surge um feriado religioso, transformam-se em católicos fanáticos que praticam e espalham a mensagem do senhor.

Pensei também em escrever ficção sobre agnósticos convictos que reivindicam o direito a ir trabalhar nos feriados católicos e em monárquicos que exigem o direito de trabalhar no 5 de Outubro. Mas não fiz nada disso!

Optei por me "drogar" compulsivamente com todos os conteúdos informativos das TVs portuguesas, na esperança de encontrar alguns segundos de informação sobre o que motiva o feriado de hoje. Nada! Não vi nada! Zero!

Homens que matam a família, Manuel Machado que fez uma lipoaspiração, a Shakira que tem uma amiga na SIC, a cimeira ibero-magalhãnica-americana, a neve no IP4 e na Serra da Estrela e a melhor de todas, um bloco informativo de um canal generalista português que ganhou um prémio da Associação Nacional de Municípios pela excelência da informação. A ironia da circunstância fez-me sorrir. Mas do 1º de Dezembro nada!

Ilustração de uns gajos muito conspiradores que em 1640 puseram cobro a 60 anos de domínio filipino e deram inicio à 4ª dinastia (de Bragança) aclamando o Duque de Bragança, Dom João IV, Rei de Portugal.

No momento em que estava a escrever este post resolvi perguntar por msn a um amigo qual o dia nacional da América e a resposta foi 4 de Julho. Perguntei a um outro se sabia qual o dia da tomada da bastilha em França e a resposta foi "acho que é 14 ou 15 de Julho". Perguntei ainda a um outro se sabia em que dia é que a cervejaria Portugália comemorava o seu aniversário e de imediato obtive a resposta 10 de Junho. Para terminar este questionário pidesco resolvi tornar a coisa mais complicada e perguntar ao último - que por acaso é galego - a que se devia o feriado de 1 de Dezembro. A resposta foi "lol, Restauração da Independência".

É necessário dizer mais alguma coisa?

Sem comentários: