Web

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Será que é desta que os portugueses vão perceber ?

Quem é que não ouviu um actor, escritor ou músico brasileiro dizer que Portugal é um país maravilhoso, que as pessoas são fantásticas, que a comida é uma delicia e que tudo é óptimo? Pois é! Isso chama-se hipocrisia e espírito comercial.
Se consumimos toda a merda que vem de lá, é óbvio que vão ter que ser bonzinhos com o nosso país, que apesar de tudo está situado na Europa e que pode servir de porta de entrada para os produtos brasileiros como mandioca, caipirinha, cachaça, picanha, música, novelas, criminalidade e mão-de-obra para a construção civil ou prostituição. Pena que os brasileiros só saibam falar português, porque se conseguissem falar outras línguas talvez exportassem para a "Europa a sério", como fazem questão de dizer. Enfim, nada que me surpreenda!
Felizmente existem muitos brasileiros que em busca de melhores condições de vida se fixaram em Portugal e por serem gente séria, educada e trabalhadora conseguiram encontrar condições de vida que, infelizmente o seu país de origem não lhes proporciona, e que lhes permite ter uma vida digna num país que os respeita.
A actriz Maitê Proença, que os portugueses idolatram, é a protagonista desta homenagem ao país de onde descende. Enquanto vai denegrindo a cultura e o país onde nasceram os seus ascendentes, demonstra ter uma cultura muito acima da média. Muitos portugueses gostariam que a ditadura de Salazar durasse apenas 20 anos e que o rio, que nasce em Espanha e que tem o seu estuário em Lisboa, fosse um mar porém, lamento desiludir a actriz brasileira mas o Tejo é um rio e a ditadura de Salazar durou 38 anos.
Para Maitê Proença Portugal tem duas coisas maravilhosas. O pastel de Belém e o facto do rio Tejo desaguar no mar, e neste caso, no oceano atlântico que engoliu muitas vidas de portugueses para que Pedro Álvares Cabral conseguisse chegar a terras de Vera Cruz, para depois sermos compensados com este respeito e carinho de Maitê Proença.
O vídeo que se segue é como que um agradecimento pela ligação e interesse que Portugal tem tido pelo Brasil nos últimos quinhentos anos.

Sem comentários: