Web

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Prémios Analfabeto 2009 - Honoris Causa

Honoris Causa de Ouro

Já que estamos a meio do mês, e a meio da maior entrega de prémios a que o Taveiro alguma vez assistiu, o AHC aproveitou esta data para fazer a entrega de um dos mais importantes galardões dos Prémios Analfabeto 2009.
Que há analfabetos em barda por esse mundo fora já todos nós sabemos. Que há analfabetos doutorados, também. Mas também existem analfabetos que deviam ser doutorados.
O Premio «Honoris Causa» distingue o verdadeiro analfabeto honoris causa. Distingue o analfabeto que merece, por mérito próprio, cometer gafes, calinadas, atoardas, atentados à língua, sem que alguém possa fazer algo mais que juntar todos esses erros num só vídeo.
Pessoalmente, até gosto mais dos que erram muito na lingua e acertam nas decisões. Nem sequer importa se o galardoado de hoje é um desses casos, porque na verdade, o que importa é que, se há um outro Analfabeto Honoris Causa no mundo, terá que ser o Lula da Silva.



Honoris Causa de Lusalite


O Prémio «Honoris Causa de Lusalite» não é mais nem menos que o galardão que distingue o mais teimoso e persistente dos organizadores de eventos culturais, dignos desse nome. O facto de continuar a insistir em dar a oportunidade aos portugueses de terem no seu país um importante festival de cinema, mesmo que não lhe dêem apoios para o fazer, faz de Mário Dorminsky um verdadeiro Honoris Causa de Lusalite. Porque é que continua a insistir? Porque não faz como outros "portugueses", agora americanos, que enjoaram a papa governamental e foram fazer cultura para outras paragens. Obviamente que o Mário Dorminsky merecia um prémio a sério, mas como ninguém tem a decência de o fazer, o AHC resolveu atribuir-lhe o Prémio «Honoris Causa de Lusalite» só para que, quando pesquisarem que prémios o Mário Dorminsky ganhou, percebam a injustiça daquilo que o nosso país faz a quem luta por algo melhor que uma novela da TVI ou uma condecoração a Santana Lopes.

Sem comentários: