Web

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Manela tem medo do próprio veneno

A ex-primeira-dama da TVI em entrevista ao Correio da Manhã de ontem, aproveitou para fazer queixinhas e assumir que está com medo de sofrer represálias na função de grande repórter, que agora desempenha na estrutura da TVI.
Não deixa de ser irónico que a "Generala", que assim foi intitulada por ser muito delicada e carinhosa para os colegas jornalistas, venha agora "com o rabinho e as plásticas entre as penas" dizer que está com medo que lhe façam a ela aquilo que a Manela fazia com um prazer imenso durante o tempo que reinou na estação de Queluz.



Não tenho qualquer dúvida que, apesar das marcas psicológicas e problemas que a "Generala" causou aos colegas de profissão, nenhum deles, mesmo depois de tudo o que passaram, consigue ser para a Manela aquilo que ela foi para eles. Os jornalistas de quem estou a falar, para além de serem na sua maioria bons profissionais, são boa gente e nunca desceriam ao nível da miss botox. Mas não nos podemos esquecer que as "rémuras" que limpavam o rabinho à ex-primeira-dama e ao seu superior e subordinado marido são bem capazes de pegar no veneno que tão bem aprenderam a "fabricar" e espalhar um pouco sobre as bochechas da "Generala". Eu, por mim confesso, que até lha fazia bem para aprender que lidar com pessoas não é o mesmo que ser deputada do PP só para fazer curriculo.

3 comentários:

Alberto disse...

Não tenho grande orgulho nisso, mas eu li o correio da manhã desse dia e devorei cada letra das declarações da Manela que nem vergonha tem na cara para vir fazer-se de coitadinha e vitima.
Ainda a vamos ver a fazer de Floribela muito boazinha.
Foi aqui que despertou a minha curiosidade pelo que se passa nos corredores da TVI, mas mesmo assim, nem aqui, nem em todos os outros blogs que falam do assunto vi escreveram algo concreto que a Manuela Moura Guedes tenha feito.
Isto é tudo muito estranho. Até um amigo meu que trabalha como jornalista deu-me a entender que as visceras da TVI são do pior, mas depois de dizer isso, desviou o assunto a nada mais disse.
Algo se passa ou passou.

Anónimo disse...

O que se passou na TVI, e que ainda deixou rasto, não convêm a muita gente que se saiba, mesmo até à concorrência.
Muitas situações graves foram camufladas pela exacerbada ambição ou pela necessidade de garantir emprego. Seria interessante ter dados estatísticos do numero de baixas por problemas psicológicos dentro da redacção da TVI. E nunca nada se vai saber! Uns calam-se porque saíram e livraram-se do martírio, outros venderam o silêncio à troca de promoções e os restantes nem abrir a boca podem.
Mas enganem-se os que pensam que foi feita a limpeza do balneário. A hipocrisia mantêm-se e dá audiências. A TVI não é uma televisão de jornalistas e profissionais do audiovisual, mas sim um televisão de actores. Sem perder muito tempo a pensar nisso, só a Júlia Pinheiro mantém a integridade e a veracidade perante as câmaras sem descuidar o profissionalismo.(Talvez por isso não a tenham escolhido para directora de programação.)Todas as restantes caras que lideram os programas da TVI fazem parte de uma escola implantada no momento em que Moniz assumiu as funções que agora deixou. Com a entrada de Moniz, a Generala começou a formar e a recrutar pupilos para a sua escola de hipocrisia e exploração da pequenismo português que ela tanto, desprezava mas que aproveitou e manipulou para obter audiências. O país, o nível cultural, a qualidade do ensino e a manipulação televisiva do povo em Portugal no pós-25 de Abril foi bem aproveitado pela TVI para conseguir audiências. Basta ver a programação da TVI, as audiências dessa mesma programação e temos um retrato cultural do país. A Manela limitou-se a auto-intitular-se a única letrado-intelectual no país, odiando tudo o resto.
Pode ser que um dia, alguém publique um livro que explique e divulgue aquilo que eu não tenho tomates para fazer.

Diogo Matos disse...

Esta história toda da TVI deixou-me curioso. Alguém explica o que se passa ou vou ter que esperar por esse tal livro?